Preciso de móveis planejados?

O que são móveis planejados?

Os móveis planejados são objetos de mobília criados milimetricamente para atender às necessidades estéticas e operacionais de um ambiente de acordo com os objetivos e planos de utilização propostos pelo contratante. Geralmente são peças feitas a partir de painéis de madeiras reflorestadas, desenhadas e fabricadas por profissionais especializados e competentes na fabricação dessas peças.

Dentro de um espaço, as peças de mobília são desenhadas e cortadas em proporções milimétricas a fim de se obter um corte específico, completamente detalhado, fornecendo  móveis com aplicações e molduras altamente elaboradas que, além de preencher todos os espaços de forma inteligente, são altamente funcionais e adaptadas ao tipo de uso e necessidades do usuário. É um tipo de mobília altamente utilizado em ambientes que exigem medidas especiais e recortes específicos para um tipo de uso, totalmente adaptados às necessidades do comprador, adaptando-se às características do projeto base, como a presença de colunas e pilares.

Por isso, um móvel planejado bem construído gera nenhum ou mínimos problemas de pós venda, sendo hoje uma das opções mais requisitadas pelos consumidores. Quem procura móveis planejados não está querendo apenas personalizar o ambiente, mas também garantir a qualidade do material adquirido.

As possibilidades são infinitas e permitem um ótimo aproveitamento dos espaços, tornando o local prático e bonito, valorizando o estilo de cada cliente. Veja dicas para customizar o seu ambiente:

1. É sob medida?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca das diferenças entre móveis planejados e móveis sob medida. Os móveis sob medida possuem desenho, projeto e acabamentos pré-definidos, sendo, portanto, adaptados ao ambiente de destino.

Já os móveis planejados são desenhados e confeccionados especificamente para cada ambiente, a partir de projetos pré determinados ou não, fornecendo um melhor aproveitamento de espaço e de utilização. Além de serem completamente adaptáveis ao local de destino, os móveis planejados possuem uma qualidade de fabricação e acabamento maiores, podendo ser feitos em diversas cores e desenhos específicos. Por isso, para quem busca maior qualidade, durabilidade e operacionalidade para o seu espaço, os móveis planejados podem ser a melhor opção de investimento a médio e longo prazo.

As marcas costumam usar módulos prontos, o que implica certa limitação. Um exemplo? Se o espaço disponível para seu armário de banheiro tiver 70 cm de largura e a empresa dispuser de um módulo de 65 cm, a área não será 100% aproveitada. Mas, nas melhores lojas, as medidas são mais flexíveis e, com a ajuda de um profissional, você chega a uma combinação de módulos que garantirá um bom aproveitamento.

2. Prazos de entregas

Geralmente, todo o processo de planejamento, compra e execução de móveis planejados, que envolvem desde a visita na loja até mesmo a confecção e montagem dos móveis dura em média 45 dias, sendo 15 dias dedicados ao desenvolvimento e aprovação do projeto e os  30 dias restantes para a confecção, entrega e montagem deste. É importante que a montagem dos móveis planejados seja feita pelos profissionais da empresa fabricante, para garantir a qualidade e eficiência da execução. Em alguns tipos de projetos, esse tempo pode chegar a até 60 dias, variando de acordo a sua complexidade e disponibilidade, tanto de mão de obra, quanto de matéria prima.

3. Novidades nos acabamentos

Uma das vantagens  nas marcas de planejados é a profusão de cores, acabamentos e acessórios. Essa indústria antecipa inovações, tem linhas assinadas por estilistas e está sempre antenada com tendências internacionais. Revestimentos que imitam madeira e portas de vidro colorido para as cozinhas estão entre as opções que bombaram nos últimos tempos.

4. Custo-benefício

Sabia que um projeto sob medida nem sempre é mais caro que um móvel pronto? Isso porque quanto maior for o seu projeto, maior será, consequentemente, o seu desconto. Dessa forma, na maioria das vezes, fica bem mais econômico padronizar a mobília da sua casa toda.

Uma encomenda que englobe armários, estantes e outros móveis pode lhe render ótimos descontos, além de harmonizar a decoração dos ambientes. Vale destacar que, na maioria dos casos, o pagamento pode ser facilitado. Hoje em dia, muitas lojas oferecem o parcelamento em cartões de crédito e outras formas de pagamento.

O que faz o preço do móvel ficar mais ou menos caro é a escolha do material usado na criação das peças. Os móveis planejados costumam ser feitos inteiramente com a mesma matéria-prima, diferentemente dos industrializados. Neste ponto, cabe ressaltar que os armários comprados prontos possuem um material diferente no fundo, o que não acontece com os planejados, o que mostra a vantagem deste último no quesito qualidade.

Ser mais durável e resistente, faz com que tal mobília demore muito tempo para precisar ser trocada. A parte estrutural do móvel, por exemplo, pode nunca precisar ser substituída. Isso permite a troca apenas das portas e gavetas, tanto por desgaste natural quanto por mau uso do móvel — como limpeza inadequada, por exemplo — ou por um desejo de modernização da estética da mobília.

Fonte: http://bit.do/moveisplan

Ambientes

  • Residenciais
  • Corporativos
  • Condominiais

Sobre

  • Unidades
  • Nossa história
  • Leia nosso Blog